Confira o passo a passo de como abrir a sua empresa
Você que é dono de um pequeno negócio ou é um trabalhador autônomo que precisa de alguns direitos jurídicos, sabe como abrir uma empresa?
Esse é um tema que gera várias dúvidas em pessoas como você. Sendo que isso é mais normal do que parece.
Para estar na lei, dependendo do tamanho do seu empreendimento, é necessário abrir pelo menos um MEI, que é o certificado para um microempreendedor individual.
Dessa forma, apesar do nome, você não precisa trabalhar sozinho nisso.
E, para entender de uma vez por todas como criar o seu certificado de pessoa jurídica, mesmo que seja para uma pequena loja, basta continuar lendo o artigo que todas as suas dúvidas serão esclarecidas.
O que é MEI para empresa?
Um microempreendedor individual é uma pessoa que possui um registro do governo informando que ela trabalha como autônomo ou tem um micronegócio.
O MEI também é válido como um CNPJ e conta com algumas obrigações e alguns diretos de uma pessoa jurídica.
Como todo certificado de empresa, é necessário pagar impostos sobre a atividade desenvolvida.
Mas, como esses valores são bem abaixo do que para negócios maiores, nesse caso não é necessário possuir um contador para deixar tudo organizado.
É possível enxergar o MEI como uma forma de começar no mundo corporativo com suas ofertas, já que esse é o caminho mais rápido e barato para se iniciar.
Além disso, pessoas que trabalham como autônomos e querem contar com alguns direitos trabalhistas também devem tirar proveito desse certificado.
Quero abrir uma empresa: que precisa para ser MEI?
O primeiro passo é contar com toda a documentação necessária.
- CPF;
- Título de eleitor ou recibo da última declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos últimos dois anos;
- CEP da sua residência e do local que exercerá a atividade;
- Número de celular ativo.
Depois é importante verificar se sua atividade está inclusa na lista que se enquadra como MEI. Para fazer isso, basta acessar esse link.
Também é necessário ver na prefeitura da sua cidade se sua atividade pode ser exercida no local escolhido. Além disso, é importante estar atento a alguns fatores.
Um microempreendedor individual pode ter alguns benefícios previdenciários cancelados ao adquirir o certificado. Já os servidores púbicos precisam ver se sua legislação permite o MEI.
Os titulares, sócios ou administradores de outras empresas não podem adquirir o certificado. Já que não se pode ter vários negócios ao mesmo tempo.
O faturamento limite é de 81 mil reais por ano e só é permitido apenas um funcionário que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.
O que um MEI pode fazer?
Os benefícios de pessoa jurídica são atribuídos a essa categoria. Eles são:
- Abrir conta jurídica;
- Emitir notas fiscais;
- Buscar empréstimo;
- Ter direitos trabalhistas, como aposentadoria, licença maternidade e afastamento remunerado por problemas de saúde, pensão por morte e auxílio doença.
Como fazer o cadastro do MEI?
O processo é simples e nada complicado. Você só precisa seguir o passo a passo da própria página do governo e dar os pontapé inicial para abrir sua empresa. Confira o tutorial aqui.
E essa é a forma correta de se tornar um dono de micro negócio, mesmo que você esteja começando agora. Por fim, o imposto é muito baixo e lhe dá alguns benefícios interessantes.